Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Eliomar Coelho: “Nunca vi passar projeto que contrarie os interesses dos empresários”

terça-feira 6 agosto 2013 - Filed under Notícias do Rio

Plenária realizada nesta segunda (5) abre os debates para a CPI dos ônibus, que deverá ser instaurada na próxima quinta-feira na câmara de vereadores do Rio de Janeiro. Primeiro desafio será garantir a presidência para o vereador Eliomar Coelho, do PSOL, que propôs a CPI.

do Boletim do MST-RJ

O auditório do Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, ficou lotado nesta segunda-feira (5) para o debate sobre a CPI dos Ônibus. Proposta pelo vereador Eliomar Coelho, do PSOL, a comissão pretende abrir a caixa-preta dos transportes na cidade. Desde a discussão sobre o modelo de concessão, até os contratos e formas de cálculos das passagens serão analisados. Ao final, a comissão pode chegar a propostas como por exemplo o cancelamento da última licitação, que entregou as linhas de ônibus por 20 anos renováveis por mais 20.

Eliomar, vereador mais antigo da casa, declarou que nunca viu passar nenhum projeto que prejudicasse as empresas de ônibus: “São poderosas e estão presentes na institucionalidade”.

Na câmara, é de praxe que o vereador proponente da CPI seja também o presidente. No entanto, foi consenso nas falas dos diversos parlamentares presentes que a primeira briga é para que Eliomar presida a comissão: “Eu vou brigar até as últimas consequências para presidir essa comissão”, disse ele.

A desconfiança não é a toa. Além de Eliomar, os outros quatro componentes da comissão que irá implantar a CPI não assinaram o requerimento. Chiquinho Brazão, do PMDB é um deles, e já afirmou que o monopólio no setor é questão lateral. O importante, para ele, seria o problema da “neurose urbana”. Outros membros da comissão são Professor Uoston e Jorginho da SOS (ambos PMDB), que já declararam não entender do assunto, e Renato Moura do PTC.

Além do proponente da CPI, estiveram presentes os vereadores Renato Cinco e Paulo Pinheiro (PSOL), e Reimont (PT), e os deputados Chico Alencar (PSOL) e Gilberto Palmares (PT). Todos concordaram que a única forma da CPI não acabar em pizza é a partir da mobilização social. “A CPI nasceu por conta das mobilizações, e a pizza só será assada se houver participação do povo. Depende de todos nós”, convocou Eliomar.

Desta forma, espera-se que a população lote as tribunas do salão nobre da câmara dos vereadores no dia 8 de agosto, às 10h, para acompanhar a sessão de instalação da CPI, onde serão definidos presidente e relator. Atenção: é preciso estar de calça e portar identidade com foto. Recomenda-se chegar antes, por conta da fila que pode se formar na entrada.

Veja mais em: http://cpidosonibus.com.br/ e https://www.facebook.com/CPIdosOnibus

 

Tagged:

2013-08-06  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Eliomar Coelho: “Nunca vi passar projeto que contrarie os interesses dos empresários”







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>