Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Habitação nos assentamentos de Reforma Agrária

terça-feira 26 outubro 2010 - Filed under Sem categoria

A habitação é um tema que tem movimentado os Assentados da Reforma Agrária do Médio Paraíba do Sul/RJ, onde os assentamentos estão em processo de discussão para acessar o Credito Aquisição de Material de Construção, que dá inicio a base da moradia sonhada pelas famílias Sem Terra.

O Crédito “Aquisição de Materiais” também conhecido como crédito habitação, que faz parte de um conjunto de crédito de instalação nos Assentamentos e é permeada de muita burocracia para que as famílias possam ter acesso com qualidade. O valor atual do crédito é de 15 mil reais, chegando a este valor depois de muitas lutas das famílias nestes últimos anos. Aqui no Rio de Janeiro a cooperativa que assessora os assentamentos pela ATES a COOPERAR, esta em conjunto com o Setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente (SPCMA), discutindo com os Assentados uma metodologia que atinja ao máximo o desejo das famílias neste momento simbólico.

Para iniciar a discussão com as famílias, foi então realizada uma visita a uma experiência que esta sendo desenvolvida no Assentamento Olga Benario, localizado na região da Zona da Mata-MG. A experiência é em conjunto com MST e grupo de estudantes da Universidade Federal de Viçosa, o Terra Crua, que tem na sua organização estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Estudantes de Comunicação, e professores. A visita foi realizada nos dias 14 a 15 de Agosto, com Técnicos da COOPERAR da região Sul e também darRegião Norte, SPCMA e Assentados do Roseli Nunes e Terra da Paz localizados em Piraí, que puderam tirar dúvidas, identificar limites e buscar criar alternativas para transpor estes. E estes assentados também foram com a tarefa de contribuir e iniciar este debate com as famílias de seu assentamento.

Atualmente as famílias já discutiram e colocaram no papel, a casa dos seus sonhos e a grande tarefa dos Técnicos Arquitetos, é de canalizar todos os sonhos, pensar a casa dentro de uma lógica rural e num valor de 15 mil reais, e que traga muito conforto as famílias que estão a anos em casa de estuque ou na sua maioria em barracos de lona. Para todos estes momentos foram organizados cartilhas sobre crédito, identificação de pessoas com habilidade em construção civil, para decidir a forma de construção, seja individual, ou coletiva em forma de mutirão. As famílias agora estão entrando na fase de discussão da tipologia das casas, com auxilio de uma maquete, as famílias poderão já identificar como será sua casa, pensando nela a partir da maquete. Neste momento também estamos contato com ajuda de estudantes de Arquitetura e Urbanismos da UFRJ, mas especificamente com o Escritório Modelo de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (EMAU). Em muito em breve teremos todas as plantas baixas.

Todos podem ter acesso no blog: http://bangalodeflores.blogspot.com , a entrevista que o Grupo Terra Crua veiculou após a visita, assim como o vídeo que foi produzido durante a visita dos Assentados do Rio de Janeiro a UFV.

Setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Tagged: »

2010-10-26  »  alantygel

Talkback x 2

  1. | MST Rio
    27 outubro 2010 @ 0:44

    […] Leia mais […]

  2. Marco Tolentino
    27 outubro 2010 @ 8:19

    Prezados ,
    a mais de dez anos venho desenvolvendo um projeto para o nosso estado (RJ), esta idéia já se encontra na Biblioteca do Plananlto e com Chefe da Casa Civil do Governador Sergio Cabral , senhor Regis , tenho certeza que o projeto protótipo vem atender a locação dos sem terras em uma grande parte do nossos estado e servindo de encorajamento para todos os municípios do país.
    Gostaria de um contato maior com o responsável ligado ao setor de habitação.
    Saudações .

Share your thoughts

Re: Habitação nos assentamentos de Reforma Agrária







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>