Nota do MST-RJ em solidariedade a Casa Nem
segunda-feira 24 agosto 2020 - Filed under Notícias do Rio
O MST-RJ se solidariza com a Casa Nem que sofreu uma ação de reintegração de posse hoje, 24/08, no espaço que ocupava em Copacabana. A Casa Nem é um espaço de acolhimento de LGBTI+ em situação de vulnerabilidade social.
Neste contexto de pandemia a sua existência é ainda mais fundamental, já que a população LGBTI+ está exposta a situações de maior desemprego, violência familiar no contexto de isolamento, e barreiras institucionais para o acesso a direitos.
Reafirmamos que despejo na pandemia é inaceitável. Há algumas semanas o MST também enfrentou o despejo de uma comunidade do Quilombo Campo Grande, importante área de produção agroecológica no estado de Minas Gerais. Ambas realidades se relacionam com a ausência do poder público garantindo o direito à moradia, assim como a convivência com o avanço dos interesses econômicos do capital, no campo e na cidade.
Direito à moradia, oportunidades de emprego e acesso aos direitos sociais para a população LGBTI+ são básicos para a existência de uma sociedade democrática.
Reafirmamos nosso compromisso com a superação da LGBTIfobi e pelo direito ao acesso à cidade para todes.
2020-08-24 » Clivia Mesquita