Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

NPC reúne alunos para discutir o Rio de Janeiro e a Comunicação Popular

quinta-feira 6 dezembro 2012 - Filed under Notícias do Rio

por Marina Schneider e Alan Tygel

O Núcleo Piratininga de Comunicação realizou no último sábado, 1º de dezembro, um encontro de alunos do Curso de Comunicação Popular, reunindo cerca de 40 comunicadores que participaram de várias edições do Curso, promovido pelo NPC desde 2006. O tema do encontro foi “O Rio de Janeiro e a Comunicação Popular” e a o objetivo foi debater as grandes transformações que têm ocorrido na cidade e fortalecer a atuação dos comunicadores populares na capital.

Após uma fala introdutória do coordenador do NPC, Vito Giannotti, sobre a importância da comunicação na disputa de hegemonia na sociedade, a professora de história e comunicadora popular chilena Natalia Urbina, iniciou o encontro dando uma aula sobre as lutas latino-americanas. Ela destacou a importância de os brasileiros conhecerem melhor o que os movimentos sociais e populares realizam nos países vizinhos para que possamos unir forças e atuarmos juntos por uma América Latina mais justa.

A primeira mesa de debate contou com a participação da arquiteta Fátima Tardin e do historiador Guilherme Marques Soninho, para discutir o Rio dos megaeventos e megaempreendimentos. Os dois destacaram a falta de diálogo dos governos com a população na implantação das mudanças urbanísticas na cidade e compartilharam a visão de que a cidade está sendo preparada apenas para receber empreendimentos lucrativos, em uma grande parceria entre poder público e empresas, excluindo do debate a população. As remoções forçadas e as lutas das famílias que resistiram ou ainda resistem também foram destacadas pelos palestrantes. Após as falas de Soninho e Fátima houve debate com os alunos.

Na parte da tarde, o debate foi específico sobre a questão das UPPs. O professor José Claudio Alves, estudioso do tema da segurança pública, se juntou a moradores de favelas com diferentes perspectivas em relação às UPPs. Arley Macedo mora na Rocinha, favela que já tem UPP. Já Gizele Martins é moradora da Maré, favela que está se preparando para receber a Unidade. E por fim, Júlio Lacerda, que é morador da favela Jorge Turco, e não tem nenhuma perspectiva de instalação da UPP.

No final do dia, os participantes colocaram as perspectivas da comunicação popular no Rio de Janeiro para o próximo ano. Diante dos enormes desafios que a cidade enfrenta, fica clara a necessidade de formação de quadros na área da comunicação para que se possa potencializar a luta popular no estado. A previsão é que haja um curso avançado no NPC, além dos tradicionais cursos para comunidades e movimentos sociais, e o curso anual. Assim, o Núcleo coordenado por Vito Gianotti e Cláudia Santiago se coloca como uma das principais referências na comunicação de esquerda no Rio e no Brasil, contribuindo amplamente na formação de quadros aptos a encarar a batalha contra a mídia burguesa.

2012-12-06  »  alantygel

Talkback

  1. Boletm 44 | Boletim do MST Rio
    6 dezembro 2012 @ 8:49

    […] NPC reúne alunos para discutir o Rio de Janeiro e a Comunicação Popular […]

Share your thoughts

Re: NPC reúne alunos para discutir o Rio de Janeiro e a Comunicação Popular







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>