Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Ocupação Mariana Crioula comemora 1 ano na Gamboa

quinta-feira 6 dezembro 2012 - Filed under Notícias do Rio

texto e fotos por Henrique Zizo

No dia 1º de dezembro, último sábado, aconteceu a comemoração de 1 Ano da Ocupação Mariana Crioula. Ao longo das últimas semanas a preparação foi grande: mutirão para limpeza do local, pintura nova das paredes com cal, montagem de bancos para recepção dos convidados e a preparação do teatro, que já vinha a um bom tempo fazendo seus ensaios.

Localizada no bairro da Gamboa, região portuária do Rio de Janeiro, é a segunda ocupação em área central do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM). Na contracorrente dos projetos de intervenção que vem expulsando os pobres da região portuária, sua luta é pela manutenção das famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos na área. O casarão, um antigo depósito mal utilizado, faz parte agora do projeto de reforma, no qual estão envolvidas 60 famílias. Conectado a luta por políticas públicas pelo direito à cidade, o projeto prevê, para além da construção das moradias, a organização de uma cooperativa para geração de renda e o resgate da memória local com a criação de um centro cultural.

As atividades começaram por volta das 15h, com parceiros falando sobre a história da região e o atual contexto do porto maravilha, que com suas PPP’s que vêm apagando a memória e removendo famílias da área. Em seguida, a apresentação do projeto arquitetônico previsto para a ocupação e a exibição de fotografias do Morro da Providência e região portuária, realizadas por um coletivo de fotógrafos que documentam os impactos das obras.

Tagged: » »

2012-12-06  »  alantygel

Talkback x 2

  1. NICELIA SANTIAGO NICE
    8 dezembro 2012 @ 22:00

    FOI MUITO EMOCIONANTE ESTA PARTICIPAÇAO .

  2. Boletm 44 | Boletim do MST Rio
    23 dezembro 2012 @ 20:24

    […] Ocupação Mariana Crioula comemora 1 ano na Gamboa […]

Share your thoughts

Re: Ocupação Mariana Crioula comemora 1 ano na Gamboa







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>