Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Tagged: comunicação popular

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem por meio desta nota se solidarizar com a atual diretoria do Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Os recentes ataques que este sindicato vem sofrendo partem de setores ligados aos patrões da grande mídia, e provam uma vez mais que o capital reage […]

 » Read the rest

O Núcleo Piratininga de Comunicação realizou no último sábado, 1º de dezembro, um encontro de alunos do Curso de Comunicação Popular, reunindo cerca de 40 comunicadores que participaram de várias edições do Curso, promovido pelo NPC desde 2006. O tema do encontro foi “O Rio de Janeiro e a Comunicação Popular” e a o objetivo foi debater as grandes transformações que têm ocorrido na cidade e fortalecer a atuação dos comunicadores populares na capital.

Após uma fala introdutória do coordenador do NPC, Vito Giannotti, sobre a importância da comunicação na disputa de hegemonia na sociedade, a professora de história e comunicadora popular chilena Natalia Urbina, iniciou o encontro dando uma aula sobre as lutas latino-americanas. Ela destacou a importância de os brasileiros conhecerem melhor o que os movimentos sociais e populares realizam nos países vizinhos para que possamos unir forças e atuarmos juntos por uma América Latina mais justa.

1 comment  » Read the rest

Com o lema Paz sem voz não é paz, é medo (Marcelo Yuka), tem início no dia 29 de março a sétima edição do Curso de Comunicação Popular do NPC. A aula inaugural será ministrada pelo professor Reginaldo Carmelo de Moraes, da Unicamp. Os alunos participarão da primeira sessão do ciclo de debates promovido pelo NPC e pelo SENGE sobre “Roger e eu”, documentário de Michael Moore sobre as consequências do projeto neoliberal nos Estados Unidos, com foco nas demissões de milhares de trabalhadores após o fechamento da General Motors em Flint. O diretor mostra o sofrimento das famílias, arrasadas pela lógica do capital.

1 comment  » Read the rest