Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Quilombolas e sem terras cultivando sementes e lutas em Quatis

segunda-feira 5 julho 2021 - Filed under Sem categoria

por Gabriel Amorim

Coletivo de Comunicação MST-RJ

Compartilhar o alimento, o conhecimento e a solidariedade foi o que marcou a visita do MST ao Quilombo Santana, em Quatis, no sul fluminense. Na manhã deste último sábado (03/07) companheiras e companheiros do assentamento Irmã Dorothy, do mesmo município, estiveram no território quilombola para conversar e pensar juntos possibilidades de fortalecimentos da luta na região. Pois, semelhante ao assentamento Irmã Dorothy, o Quilombo Santana também sofre com os ataques do INCRA em seu processo de luta de mais de vinte anos para a conquista da terra e reconhecimento das famílias.

Foram os primeiros passos para se atualizar sobre as realidades de cada comunidade, e pensar possibilidades conjuntas nas lutas da questão agrária e de regularização fundiária, na produção, comercialização, infraestrutura, cultura e educação. Questões que são importantes para a resistência e auto organização de todo territórios e comunidades para que produza e viva com soberania. Também se conversou sobre as sementes crioulas, sua reprodução e cuidado em bancos de sementes para plantio e trocas entre comunidades. Assim como a alfabetização de jovens e adultos, o intercâmbio de experiências, formações e conhecimentos em cultivos e processos produtivos, trabalhando metodologias onde o povo aprende com o povo.

Celebrando este momento também foi entregue à comunidade uma rama de mandioca Pão do Chile, de assentamentos do norte do estado e que está sendo reproduzida no assentamento Irmã Dorothy. E sementes crioulas do feijão Karukando, produzido no PDS Osvaldo de Oliveira e no Acampamento Edson Nogueira, em Macaé, e que agora a juventude do quilombo poderá reproduzir e cuidar.

Só a aliança de quilombolas, pequenos agricultores, sem terras pode fazer frente ao avanço dos ataques do ultraliberalismo e deste governo genocida de Bolsonaro e Guedes, lutando por terra e território para produzir resistência, saúde, alimentos, solidariedade, trabalho coletivo e um povo forte.

2021-07-05  »  Gabriel

Share your thoughts

Re: Quilombolas e sem terras cultivando sementes e lutas em Quatis







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>