Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Boletim 50

quarta-feira 19 junho 2013 - Filed under Boletins

Caso não consiga visualiza o boletim corretamente, acesse http://boletimmstrj.mst.org.br/boletim50
Boletim do MST RIO – N. 50 – 19 de junho a 2 de julho de 2013

Leitoras e leitores, o Boletim do MST orgulhosamente apresenta sua 50a edição. Desde maio de 2010, buscamos trazer quinzenalmente as notícias que retratam as atividades do MST no estado do Rio de Janeiro. Além disso, ao longo destas 50 edições trouxemos notícias dos movimentos sociais no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo, junto com artigos, divulgação de eventos, entre outros.

Os 50 boletins que se completam hoje não são apenas 500 notícias que passaram. Através dos boletins, reunimos uma base de conhecimento sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra no Rio de Janeiro permitindo socializar a história de diversos acampamentos e assentamentos e os principais acontecimentos em que o MST esteve presente. Nossa produção agroecológica e a luta contra os agrotóxicos também está contada nas páginas destas 50 edições.

Sabemos que fazer uma comunicação popular não é fácil. Mas a beleza de vermos camponeses tornando-se sujeitos de sua própria comunicação vale qualquer esforço. Fazer o contraponto à mídia empresarial não é apenas mostrar o nosso ponto de vista das notícias de sempre, mas principalmente trazer o que nós interessa que seja notícia. Quando noticiamos um mutirão para construção de casas, ou um curso de formação política debaixo da lona preta, transformamos a nossa luta em notícia, e é exatamente isso que nos interessa.

Essa é a comunicação popular que o Boletim do MST RJ buscou construir nas últimas 50 edições e seguirá buscando nas próximas. Agradecemos sinceramente a todas as colaboradoras e colaboradores que nos ajudaram com textos, fotos, vídeos, ou na própria construção do boletim, e esperamos contar com a ajuda de tod@ @s comunicador@s populares para seguir nessa trincheira de luta pela informação.

Notícias do MST Rio

Não é por centavos, é por direitos

Acompanhamos nestas últimas duas semanas as crescentes mobilizações contra o aumento das passagens que tiveram, até o momento, o seu ápice nesta segunda (17). Foram mais de 12 cidades mobilizadas e mais de 1 milhão de pessoas, e no Rio de Janeiro foram mais de 150 mil pessoas nas ruas. Podemos dizer que esse fenômeno parece ser uma retomada das lutas de massas. O reascenso percebido em diversos países mundo afora agora pode estar chegando por aqui?

No todo das mobilizações existe uma crítica presente que questiona as atuais formas de organização da classe como partidos, sindicatos e movimentos sociais que se mostra como processo da crise política atual, o que é uma despolitização com expressão crescente. Isto nos força a refletir, porque uma camada da população não organizada nos coloca a crítica das atuais formas organizativas e de representação, ou seja, as atuais formas organizativas estão conseguindo dar respostas aos problemas do povo e promovem conquistas para a população? É uma questão para analisar e compreender. Que também nos faz pensar da necessidade da retomada urgente do trabalho de base.

Leia mais…

Assentados do Rio de Janeiro visitam a cooperativas de produção em SC

Visando avançar no desenvolvimento produtivo dos assentamentos do Rio de Janeiro, o Setor de Produção do MST-RJ organizou nos dias 20, 21 e 22 de maio visitas à experiências de cooperativas e agroindústrias familiares geridas por assentados de reforma agrária do estado de Santa Catarina.

Frente os desafios que são postos diariamente para a classe trabalhadora em todas as suas esferas, a produção de alimentos saudáveis e a urgência da execução de um projeto popular de reforma agrária são encarados por nós do MST como essenciais na construção de uma sociedade mais justa. Desta forma, nos comprometemos a encarar o desafio de seguir nos organizando na luta e na cooperação tanto na conquista de terras, quanto no desenvolvimento de uma produção familiar voltada para a alimentação do povo.

Leia mais…

Assentamento Roseli Nunes inicia a construção de casas depois de 6 anos

Fruto das lutas do MST famílias do Assentamento Roseli Nunes inicia a construção do projeto das casas (credito habitação). Depois de seis anos de lutas, espera, e cobrança ao INCRA, as famílias assentadas vivenciam uma etapa importante na construção de um assentamento de Reforma Agrária.

O credito habitação foi liberado no ano passado, mas a construção das casas iniciou nesse ano, o valor do credito é R$ 15.000,00, sendo parte para compra dos materiais e uma porcentagem para pagar mão de obra – pedreiro, com a demora em liberar o credito e o preço alto dos materiais o valor liberado será suficiente somente para compra dos materiais, desta forma vários assentados estão construindo sua própria casa.

Leia mais…

Terceira etapa de formação é realizada em acampamentos de Macaé e Campos

Durante o final de semana de 08 e 09 de Junho, ocorreu nos acampamentos Osvaldo Oliveira, em Macaé, e Luis Maranhão, em Campos de Goytacazes, mais uma etapa do projeto de extensão promovido pela Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras em parceria com o MST. O projeto, que é voltado para formação, contempla atividades de formação política, oficinas de saúde e oficinas culturais de teatro e capoeira.

No sábado, a equipe do projeto, composta por professores, alunos e grupos culturais, acompanhada de militantes do MST, foram ao acampamento Osvaldo Oliveira em Macaé e realizaram, durante a parte da manhã, formação política com a temática da importância histórica das Ligas Camponesas para as lutas no campo no Brasil. Durante a tarde, uma oficina de Capoeira puxada pelo Mestre Mistério e seu grupo de Capoeira foi realizada.

Leia mais…

Acampamento Luís Maranhão realiza assembleia com presença de delegado

No dia 21 de maio realizou-se no acampamento Luís Maranhão uma assembleia com as famílias sem terra que contou com a presença do delegado da 134ª DP, Dr. Geraldo Assed, responsável pelo inquérito do homicídio do Cícero Guedes.

O delegado Geraldo Assed iniciou sua fala sobre o papel da polícia civil e o compromisso dessa instituição, muitas vezes reduzida ao papel de repressão, na defesa dos direitos humanos e das garantias fundamentais, dai o retorno às famílias do processo de investigação feito pala autoridade policial.

De acordo com Geraldo Assed, a realização de uma minuciosa investigação permitiu que se identificasse o mandante do homicídio, José Renato Gomes de Abreu, que se encontra preso desde o início do inquérito policial, e mais três executores que ainda são alvos do processo investigatório.

Leia mais…

Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo volta ao RJ depois de 4 anos

O tema da audiência foi a violência no campo e foi motivado pelo assassinato de duas lideranças do MST, Cícero Guedes e Regina Pinho. Os movimentos sociais apresentaram uma análise conjuntural dos recuos do governo federal no que se refere à reforma agrária, que acaba por acirrar os conflitos diante de uma lentidão na efetivação dos assentamentos. Essa lentidão também decorre de uma atuação ativa do sistema judicial, onde tanto os magistrados, quanto os promotores, atuam em defesa da propriedade privada em detrimento do comando constitucional da função social.

Assim, Campos vem sendo palco do acirramento dos conflitos, que em muitos casos, acaba por ser invisível ao poder público, especialmente por se tratar de famílias de trabalhadores rurais. Não é pouco significativo que desde 2000 até o momento, já ocorreram 16 mortes no interior da disputa pela desapropriação da Usina Cambahyba sem que haja qualquer notícia de investigação por parte da polícia civil.

Leia mais…

Notícias do Rio

Comissão da Alerj realiza audiência pública sobre violência em Campos dos Goytacazes

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Marcelo Freixo (PSol), irá propor, através de indicação legislativa, a criação de uma delegacia de homicídios no município de Campos dos Goytacazes, para a investigação dos crimes relacionados à disputa agrária na região. A proposta foi anunciada nesta segunda-feira (17/06), durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, para debater a violência no campo. “Queremos uma política de segurança em uma cidade que não é só de vida urbana. Temos aqui um histórico de conflitos no campo muito grande. Esse ano, tivemos dois brutais assassinatos por conta de problemas agrários, disputa de terra, venda de lotes e presença muito forte do latifúndio. Queremos a criação de uma delegacia de homicídios, que, certamente, vai ajudar nos conflitos”, anunciou Freixo.

Leia mais…

Brasil de Fato recebe Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Maior honraria do município foi entregue ao jornal na sexta-feira (14) em reconhecimento aos seus dez anos de comunicação alternativa e contra-hegemônica. Boletim do MST RJ foi um dos homenageados, junto a diversos outros meios de comunicação popular.

O jornal Brasil de Fato recebeu, na última sexta-feira (14), a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, maior honraria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A homenagem reconhece os dez anos de comunicação alternativa e contra-hegemônica do semanário.

O Brasil de Fato é um jornal escrito por trabalhadores e movimentos sociais do campo e da cidade, tendo sido nos últimos dez anos uma voz alternativa à imprensa comercial, comprometida com as grandes empresas e governos. Desde o dia 1º de maio, o jornal está com uma edição regional gratuita circulando semanalmente no Rio de Janeiro.

Leia mais…

Curso Realidade Brasileira começa neste sábado no Rio de Janeiro

O Curso Realidade Brasileira, além de ser um importante instrumento de reflexão acerca da realidade brasileira busca ser um espaço de articulação política de movimentos e militantes com atuação no Rio de Janeiro. Desta forma, espera-se fortalecer as lutas populares no estado, através da articulação e da compreensão da realidade do nosso povo, da nossa história.

O curso será realizado no Sinttel, na praça da Bandeira, e tem duração de 6 meses . O primeiro módulo será sobre a Formação do Povo Brasileiro, com assessoria da professora Cristina Bezerra (UFJF). O público total esperado, entre cursistas, CPP’s e convidados é de aproximadamente 100 pessoas.

Brasil

Solidariedade aos indígenas em luta no MS

O MST manifesta solidariedade aos indígenas que lutam no Mato Grosso do Sul em defesa dos seus territórios e contra a apropriação das terras pelo agronegócio.

O Estado brasileiro, com a decisão de expulsar os indígenas da fazenda Buriti e a ação da Polícia Federal para fazer a reintegração de posse no município de Sidrolândia, age para defender o direito dos fazendeiros, em vez de cumprir o que está previsto na Constituição.

O governo federal prioriza o atendimento dos interesses do agronegócio, que ameaça a vida dos camponeses, indígenas, quilombolas e povos tradicionais. A omissão diante da morte dos indígenas em luta revela a falta de sensibilidade das autoridades.

Leia mais…

Em anúncio do plano safra Governo reafirma seu descaso com a Reforma Agrária

No lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar para 2013/14, nesta quinta-feira, 06, o Governo Federal, que anunciou R$ 39 bilhões para o setor, não mencionou a importância da Reforma Agrária neste processo.

Para Milton Fornazieri, do Setor de Produção do MST, “é inadmissível que o Ministro responsável pela assistência técnica em momento algum cite a importância do Incra e da Reforma Agrária para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar”, comenta.

Ao falar da importância de desenvolvimento do plano safra para a agricultura familiar, a presidenta Dilma comentou que “a política de Reforma Agrária deve estar atrelada a outros programa como ATES, PAA, repartição e acesso a terra, respeito as famílias da agricultura que são a força do país”.

Leia mais…

mst-secoes_campanhacontraagrotoxicos

“Agronegócio é fracasso da humanidade na relação com o meio ambiente”

Celebrado no dia 5 junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é um importante momento para refletirmos sobre os impactos da ação humana sobre a natureza. Neste ano, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) chamou a atenção da data para discutir a questão do desperdício de alimentos no mundo.

Para debater os danos causados ao meio ambiente e pensar formas de preservação, a Radioagência NP entrevistou o coordenador da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Cléber Folgado. Ele afirma que é preciso repensar o próprio modelo de produção agrícola adotado a nível mundial, e ressalta que um dos “grandes vilões em relação à situação que se encontra o meio ambiente é o agronegócio”.

Leia mais…

Internacional e Via Campesina

Carta Aberta da IV Conferência da Via Campesina Egídio Bruneto

A Via Campesina realizou entre 9 e 13 de junho sua sexta conferência na cidade de Jakarta, na Indonésia. A entidade, que congrega cerca de 250 milhões de camponeses no mundo inteiro, completa 20 anos e homenageia Egidio Bruneto, militante do MST morte em 2011. Na carta final do encontro, a Via Campesina reafirma sua luta por soberania alimentar, agroecologia, justiça social e climática, contra a violência e discriminação das mulheres, desmilitarização e paz, terra e território e por água e sementes como bens comuns.

“Nosotros, la Vía Campesina, venimos a extender nuestro llamado urgente a tejer hilo a hilo la unidad a nivel global entre organizaciones del campo y la ciudad para participar activa, propositiva y decididamente en la construcción de una nueva sociedad, basada en la soberanía alimentaria, la justicia y la igualdad.”

Leia mais…

Expediente
Boletim MST Rio

  • Nesta edição: Alan Tygel, Nívia Silva, Marina dos Santos, Marcelo Durão, Diogo Loibel, Fernanda Vieira, Amanda Matheus, Andréa Matheus, Carlos Gouvea
  • Contato: boletimmstrj@gmail.com
  • Arquivo de boletins: clique aqui.

2013-06-19  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Boletim 50







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>