Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Boletim 51

quarta-feira 24 julho 2013 - Filed under Boletins

Caso não consiga visualiza o boletim corretamente, acesse http://boletimmstrj.mst.org.br/boletim51
Boletim do MST RIO – N. 51 – 24 de julho a 6 de agosto de 2013

Notícias do MST Rio

Audiência do caso Cícero é adiada para 29 de agosto

Em virtude da ausência de testemunhas de acusação, a audiência do caso do líder do Movimento dos Sem Terra (MST), Cícero Guedes, foi remarcada para o dia 29 de agosto, na 1ª Vara Criminal de Campos.

Duas testemunhas chegaram a ser ouvidas, mas a sentença não foi anunciada, já que o Ministério Público(MP) acha de vital importância ouvir as testemunhas que faltaram nesta terça-feira.

O homicídio do qual foi vítima Cícero Guedes ocorreu em janeiro deste ano, na localidade de Cambaíba, em Campos. O acusado de mandante José Renato Gomes da Silva, 44 anos, encontra-se preso. Mais três homens foram indiciados pela Polícia como participantes do crime.

Leia mais…

MST-RJ participa de mobilizações no 11 de julho

Durante a manifestação do dia 11 de julho no Rio de Janeiro, a comunicadora popular Gilka Resende entrevistou Marcelo Durão, da coordenação nacional do MST, sobre o momento vivido no país. Mesmo com bombas sendo atiradas pela polícia, o dirigente deu um panorama da atuação do movimento na atual conjuntura.

Para Durão, o momento vivido no Rio de Janeiro e no Brasil é único: “O debate sobre a política, a diversidade das discussões, a politização, isso é muito importante, e muito bom que esteja acontecendo agora. O povo está se apropriando do debate político, o que não acontecia há muito tempo, a despolitização estava geral.”

Leia mais…

Acampamento em Paracambi recebe peregrinos da JMJ

O acampamento Marli Pereira da Silva, em Paracambi, recebeu no dia 18 de julho a visita dos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Essa atividade foi uma ação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que além da visita ao acampamento que fica em Paracambi, incluiu visita ao assentamento de Marapicú, em Nova Iguaçu, visita à feira da roça, também em Nova Iguaçu e visita a Reserva Biológica de Tinguá com os alunos da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu.

A atividade no acampamento foi iniciada com uma calorosa recepção aos peregrinos estrangeiros. A militante Elisângela, da Baixada, contou aos convidados um puco da história do MPS desde a ocupação em 2009 e de nossas formas de luta, do descaso dos órgãos públicos em nosso processo e da importância de nossa resistência na luta.

Leia mais…

Produção, comercialização, cooperativismo e o avanço da agricultura familiar no RJ

No estado do Rio de Janeiro, o mais urbanizado do país, a agricultura familiar vem ganhando folego e se organizando. Mesmo com toda a morosidade das instituições do estado, como INCRA, ITERJ e o poder Judiciário, as famílias assentadas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, vêm observando avanços. Com trabalho duro, dedicação e cooperativismo, um dos principais problemas das famílias assentadas vêm sendo aos poucos superado: a comercialização.

Dividido em três grandes regiões, Norte Fluminense, Baixada e Sul Fluminense, o estado do Rio de Janeiro vem acompanhando os esforços para a construção de experiências em cooperativas. Algumas estão em fase de estruturação, e outras com experiências já em curso, como é o caso da Região Norte.

Leia mais…

Campos: MST protesta em frente ao prédio da J. Federal

Na manhã desta terça-feira (16/07), cerca de 60 integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) realizaram uma caminhada percorrendo ruas centrais de Campos, seguindo até o prédio da Justiça Federal, no Centro.

O ato é pela desapropriação da propriedade de 2.800 hectares da antiga usina Cambahyba, considerada improdutiva pelo Incra, passando o local para a reforma agrária.

“Queremos a assinatura da imissão de posse. Queremos ser assentados. Além disso, nossas famílias estão sofrendo, pois não temos estrutura, precisamos de água potável, assistência na área de saúde e muitas obras coisas”, disse Antonio Silva, conhecido como Bigode, um dos manifestantes.

Leia mais…

Teoria e prática pra além do hospital

Em abril de 2013 se inciou um projeto de parceria entre o MST e dois diretórios acadêmicos de medicina: o CASAAF/UERJ e o DABT/ UFF.

O objetivo é de vivenciar as condições gerais e de saúde da população, realizando conversas e vivências dos estudantes com áreas que normalmente estão à margem da assistência não só em saúde, mas de diferentes políticas públicas. A formação dos profissionais de saúde tem o desafio de atender a população em suas reais necessidades, formar não só para o atendimento, mas também na prevenção de doenças e pensar em territórios saudáveis.

Por isso o MST compreende a importância desse projeto para a melhoria da saúde da população, principalmente no campo. Foram realizados vários debates no CASAAF, abertos a estudantes de diferentes cursos da área de saúde, e foram debatidos e estudados temas como os determinantes sociais em saúde, vigilância em saúde, movimentos sociais, Sistema Único de Saúde, agrotóxicos e a luta do MST.

Leia mais…

Notícias do Rio

Encontro Popular de Segurança Pública e Direitos Humanos exige o fim das UPP’s e a desmilitarização da PM

Aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de julho, o primeiro Encontro Popular de Segurança Pública e Direitos Humanos: As Violências de Estado no Rio dos Megaempreendimentos (Enpop). Organizado por movimentos sociais, instituições de direitos humanos, comunidades impactadas e mandatos parlamentares, o Enpop contou com a participação de mais de 300 pessoas debatendo políticas de exceção na cidade e no campo e estratégias de enfrentamento às múltiplas formas de violência cometidas pelo Estado.

A data não foi escolhida por acaso. Realizado entre a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, o Encontro foi pensado como espaço de articulação e avaliação das políticas de segurança no contexto dos megaeventos. Além disso, em 2013, completam cinco anos das UPP’s.

Leia mais…

Brasil

20a Feira do Cooperativismo de Santa Maria reúne movimentos sociais no RS e reafirma os valores da Economia Solidária

Cores, sabores, cheiros e movimentos. Comida, bebida, artesanato e luta. Brasil, America Latina e mundo. Foi essa a tônica durante os 4 dias da vigésima edição da Feira do Cooperativismo de Santa Maria, que terminou neste domingo (14) no Rio Grande do Sul. Mostrando que outro mundo é possível e outra economia já acontece, mais de 1000 empreendimentos expuseram seus produtos feitos através de processos de trabalho autogestionário. Sem patrão nem empregado, mostram que a construção de um novo paradigma passa necessariamente por uma reformulação do mundo do trabalho.

Leia mais…

Levante Popular da Juventude derrama fezes em frente à emissora da Globo em Porto Alegre

Como uma das atividades do 11 de julho em Porto Alegre, o Levante Popular da Juventude fez um protesto na frente da RBS, que é a emissora da Rede Globo na região sul. Segundo Lauro, militante do movimento, “A RBS já uma velha conhecida dos movimentos sociais aqui no Sul, pelo fato dela ter uma postura de criminalizar os movimentos sociais. Sem contar com toda a cobertura distorcida que ela faz. Aqui, como em outros estados, temos essa mídia conservadora e monopolizada.”

Segundo ele, a RBS é hoje o lugar mais bem protegido da cidade. “Em todas as outras vezes que as manifestações tentaram chegar na RBS a brigada militar protegeu a RBS como nenhum lugar da cidade. A sede da RBS é o lugar mais protegido da cidade.”

Leia mais…

Avanço do agronegócio no MT: riqueza excludente

Há muito tempo a substituição do petróleo por combustíveis feitos com plantas é questionada. Apesar do discurso de ser esta uma alternativa contra o aquecimento global, agricultores, movimentos sociais e organizações da sociedade civil vêem no campo os impactos desta produção. Recentemente o Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (FORMAD) lançou uma pesquisa sobre o tema em seminários em Sinop, Cuiabá e Barra do Bugres. E o estudo revela, justamente, a ampla rede de impactos: no estado, se alastram a poluição da água, a concentração de terras, a contaminação e danos à saúde causados pelos agrotóxicos e outros problemas gerados pelos monocultivos de soja e cana-de-açúcar, principais matérias primas dos agrocombustíveis produzidos no Brasil.

Leia mais…

Faça parte da ENFF: entre na associação de amigos da escola do MST

Vocês têm acompanhado nossas atividades na luta pela Reforma Agrária e por uma sociedade brasileira com mais igualdade nesses anos todos. A formação político-ideológica e o processo educativo é tão importante para o MST quanto conquistar a terra para trabalhar e produzir alimentos.

Por isso, estamos enviando uma proposta (clique aqui) para que você se engaje no nosso movimento, ajudando nos processo formativos e na manutenção da Escola Nacional Florestan Fernandes.

A Escola Nacional Florestan Fernandes é uma escola de formação de quadros. Ela é dirigida pelos militantes/educadores populares do MST, mas realiza cursos para toda militância dos movimentos sociais brasileiros e de toda America Latina. Seu nome é uma homenagem a um dos maiores pensadores brasileiros que tinha como principio colocar os conhecimentos científicos a serviço da libertação da classe trabalhadora brasileira, e por isso expressa a síntese da vocação da escola: Florestan Fernandes!

Leia mais…

mst-secoes_campanhacontraagrotoxicos

Campanha recebe doações para publicar informativos sobre agrotóxicos

Com o objetivo de alertar sobre os males causados pelo uso de agrotóxicos, tanto na saúde quanto no meio ambiente, a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida realiza uma mobilização para arrecadação de contribuições financeiras para a publicação de materiais informativos direcionados à sociedade. As publicações serão entregues em escolas, universidades, postos de saúde e em setores da sociedade civil organizada.

As contribuições devem ser feitas através de depósito ou transferência bancária, em uma conta administrada pela Secretaria Operativa Nacional da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, até o dia 30 de julho de 2013. As pessoas que depositarem e quiserem se identificar, devem enviar o comprovante de depósito para o e-mail contraosagrotoxicos@gmail.com. Após o fim da mobilização de arrecadação financeira, a Campanha fará um documento de prestação de contas que será enviado a todas as pessoas que contribuíram e se identificaram.

Leia mais…

mst-secoes_artigos

Snowden pode salvar o petróleo brasileiro

Na política, têm casos que deveriam servir como ensinamento para se evitar cair em erro idêntico no futuro. Snowden comprovou que o governo norte-americano espionava o mundo todo e, em especial, o Brasil.

A convocação do embaixador deste país, que deveria ser um país amigo, pelo congresso brasileiro deve ser feita, assim como o pedido formal de esclarecimentos do nosso governo ao país bisbilhoteiro. Porem, isto não é o mais importante, porque o governo norte-americano irá negar tudo que for possível negar e diminuir a importância do que for impossível.

Leia mais…

Expediente
Boletim MST Rio

  • Nesta edição: Alan Tygel, Nívia Silva, Marina dos Santos, Marcelo Durão, Ivi Tavares, Diego Fraga, Gilka Resende e Livia Duarte
  • Contato: boletimmstrj@gmail.com
  • Arquivo de boletins: clique aqui.

2013-07-24  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Boletim 51







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>