Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Agentes Comunitários de Saúde discutem a saúde no campo

segunda-feira 15 setembro 2014 - Filed under Notícias do MST Rio

por Ronaldo Travassos e Mariana Nogueira (Educadores do Curso Técnico de ACS)

Agentes Comunitários de Saúde no Assentamento Terra Prometida - Nova Iguaçu, RJ

No dia 27 de agosto, os alunos do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS – 2013), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, visitaram o assentamento Terra Prometida em Duque de Caxias – RJ. Conhecer a realidade dos assentados foi fundamental para estes trabalhadores Agentes Comunitários de Saúde relacionarem a saúde com as condições de vida da população do campo e que a terra é a principal fonte de sobrevivência de quem nela trabalha.

Esta experiência no assentamento provocou o debate sobre como a grande mídia criminaliza os movimentos sociais. Além disso, os alunos apontaram que os trabalhadores do campo e da cidade têm em comum a luta por dignidade e condições de trabalho. Identificaram que a luta pelo direito à terra e à moradia é uma bandeira que todos os trabalhadores deveriam defender.

“Muito proveitosa essa ida ao MST, aprendi muito com esses trabalhadores comprometidos com a terra e com a luta da reforma agrária. Conquistaram minha admiração e a de todos do CTACS sua luta e resistência são a marca desse movimento. Que consigam conquistar a cada dia mais seus direitos é o desejo de todos nós que estivemos no Terra Prometida.”, disse Eliete, agente comunitária de saúde e aluna do CTACS.

Agentes Comunitários de Saúde no Assentamento Terra Prometida - Nova Iguaçu, RJ

2014-09-15  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 59 | Boletim do MST Rio
    15 setembro 2014 @ 12:11

    […] Agentes Comunitários de Saúde discutem a saúde no campo […]

Share your thoughts

Re: Agentes Comunitários de Saúde discutem a saúde no campo







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>