Agentes Comunitários de Saúde discutem a saúde no campo
segunda-feira 15 setembro 2014 - Filed under Notícias do MST Rio
por Ronaldo Travassos e Mariana Nogueira (Educadores do Curso Técnico de ACS)
No dia 27 de agosto, os alunos do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS – 2013), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, visitaram o assentamento Terra Prometida em Duque de Caxias – RJ. Conhecer a realidade dos assentados foi fundamental para estes trabalhadores Agentes Comunitários de Saúde relacionarem a saúde com as condições de vida da população do campo e que a terra é a principal fonte de sobrevivência de quem nela trabalha.
Esta experiência no assentamento provocou o debate sobre como a grande mídia criminaliza os movimentos sociais. Além disso, os alunos apontaram que os trabalhadores do campo e da cidade têm em comum a luta por dignidade e condições de trabalho. Identificaram que a luta pelo direito à terra e à moradia é uma bandeira que todos os trabalhadores deveriam defender.
“Muito proveitosa essa ida ao MST, aprendi muito com esses trabalhadores comprometidos com a terra e com a luta da reforma agrária. Conquistaram minha admiração e a de todos do CTACS sua luta e resistência são a marca desse movimento. Que consigam conquistar a cada dia mais seus direitos é o desejo de todos nós que estivemos no Terra Prometida.”, disse Eliete, agente comunitária de saúde e aluna do CTACS.
2014-09-15 » alantygel
15 setembro 2014 @ 12:11
[…] Agentes Comunitários de Saúde discutem a saúde no campo […]