Assentamento Osvaldo de Oliveira, em Macaé (RJ), é ameaçado de despejo
sexta-feira 20 novembro 2015 - Filed under Notícias do MST Rio
21 meses após receberem a terra, famílias do assentamento Osvaldo de Oliveira, em Macaé (RJ), correm novamente risco de despejo. Depois de mais de 3 anos acampadas, sofrendo 4 remoções violentas, 78 famílias conquistaram o assentamento Osvaldo de Oliveira, com a imissão de posse da Fazenda Bom Jardim no dia 27 de fevereiro de 2014. No entanto, um processo de reintegração de posse tramita na 1º Vara Federal de Macaé, e caso seja aceito, pode significar o fim do primeiro Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) do estado do RJ.
O PDS é um tipo de assentamento de reforma agrária em que, desde sua origem, considera seu desenvolvimento baseado nos princípios da agroecologia. O pilar fundamental é a conservação e recuperação ambiental, aliada à produção de alimentos saudáveis para camponeses e consumidores.
Desde então, os moradores do assentamento vêm participando de feiras agroecológicas em Macaé e Rio das Ostras, e produzindo alimentos saudáveis para a região. As últimas duas feiras Estaduais da Reforma Agrária também contaram com a produção do Osvaldo de Oliveira. De forma contraditória, um dos argumentos do processo de despejo alega “falta de demanda de produtos agroecológicos” na região.
Pedimos a todos e todas as amigas do MST que assinem e divulguem o manifesto de apoio ao assentamento Osvaldo de Oliveira: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR86554
Veja mais notícias sobre o assentamento Osvaldo de Oliveira:
- Depois de 8 anos, Justiça concede assentamento ao MST no RJ
- Primeiro assentamento sustentável do Rio de Janeiro participa da Feira da Reforma Agrária
- Assentamento Osvaldo de Oliveira: 4 anos de lutas e uma grande conquista
- Sim, eu posso! Assentados/as aprendem a ler com método cubano em Macaé
2015-11-20 » alantygel
21 novembro 2015 @ 14:32
Não é justo as pessoas não terem onde morar..
21 novembro 2015 @ 18:58
Todo apoio ao assentamento!
21 novembro 2015 @ 22:47
A injustiça e um fato nesse pais ,pessoas que vizam ,uma armonia entte homem e meio ambiente deveriam de serem apoiadas e imitadas ,mas preferem apoiar aos que se propoem a manter o elitismo e a corrupiçao , e revoltante , companheiros ,estou longe mas torço por vcs , a luta e pra valer, abraços do companheiro julio
22 novembro 2015 @ 9:22
#SomosTodosOswaldoDeOliveiraContraInjustiça
#TodoApoioACompanheirada
28 novembro 2015 @ 11:57
Força companheiros!!!
28 novembro 2015 @ 11:58
Força companheiros